Saúde e Bem-estar

Inédito: descoberto parasita em cérebro humano

O verme, de oito centímetros de comprimento, foi descoberto o ano passado no cérebro de uma mulher de 64 anos, na Austrália. A paciente queixava-se de de dores abdominais, esquecimento e depressão.

Inédito: descoberto parasita em cérebro humano
AAP Image/Supplied by Emerging I

Cientistas australianos revelaram esta terça-feira a descoberta, pela primeira vez, de um parasita no cérebro de um ser humano. O verme, de oito centímetros de comprimento, foi descoberto o ano passado no cérebro de uma mulher de 64 anos.

A mulher queixava-se de dores abdominais, esquecimento e depressão, tendo sido operada na cidade australiana de Camberra.

“Este é o primeiro caso humano de Ophidascaris descrito em qualquer lugar do mundo”, disse o especialista em doenças infecciosas Sanjaya Senanayake.

O verme, cuja “estrutura semelhante a um fio” apareceu em exames cerebrais, foi posteriormente identificado através de testes de ADN.

“Até onde sabemos, este é também o primeiro caso a envolver o cérebro de uma espécie de mamífero, humano ou não”, disse ele.

Os investigadores acreditam que a australiana pode ter ficado infetada após colher frutos de um arbusto, que estaria possivelmente contaminado com larvas em excrementos de cobra.

Historial clínico da paciente

Segundo noticia a agência Reuters, os médicos descobriram uma “lesão atípica”, graças a um exame de ressonância magnética, na parte frontal do cérebro, que sofria de perda de memória.

A mulher, que havia sido tratada a uma pneumonia, mas não se recuperou totalmente, foi internada no hospital em janeiro de 2021, após três semanas de dores abdominais e diarreia, que progrediram para tosse seca e suores noturnos, segundo resultados publicados na revista Emerging Infectious Diseases.

A paciente foi readmitida no hospital três semanas depois, tendo em conta que o seu estado não teve qualquer melhoria, e foi submetida a vários tratamentos até que exames cerebrais revelaram uma lesão, tendo sido realizada uma biópsia aberta em junho de 2022.