Saúde e Bem-estar

Há 100 anos vivia-se menos 10 do que agora

Foi registado um aumento da longevidade. Ainda assim, os especialistas dizem que o objetivo é aproximar a esperança média de vida à esperança de vida saudável.

Loading...

O crescimento económico e a melhoria dos cuidados médicos podem explicar o aumento da longevidade, mas o Centro Internacional sobre Envelhecimento alerta para a necessidade de melhorar a esperança de vida saudável.

A melhoria das condições de vida e dos desenvolvimentos médicos, como as vacinas, levaram a humanidade a atingir o ponto máximo da esperança média de vida.

A Irlanda é o país mais rico do mundo e tem uma esperança média de vida de 83 anos. Já o Sudão do Sul é o país mais pobre, onde as pessoas vivem, em média, 62 anos.

Os dados do Fundo Monetário Internacional mostram que nos países mais ricos vive-se mais tempo.

Portugal, apesar de não estar na lista dos mais ricos, também tem uma grande esperança média de vida.

Os especialistas dizem que o objetivo é aproximar a esperança média de vida à esperança de vida saudável, que indica o número de anos que as pessoas vivem sem dificuldades em realizar as atividades do dia a dia.

O Centro Internacional sobre Envelhecimento diz que ainda há diferenças importantes ao nível do género. Em Portugal as mulheres vivem mais que os homens, mas vivem menos anos saudáveis.

Os investigadores estão a tratar agora de estudar o porquê.