Saúde e Bem-estar

Pobreza menstrual? Almada oferece kits com produtos de higiene feminina pelas escolas do concelho

Pobreza menstrual é um assunto cada vez mais falado em Portugal, mas até então, não se tinha feito muito. Segundo um estudo, há raparigas a faltar às aulas por falta de condições para comprar produtos de higiene feminina. Para fazer frente a essas situações, Almada oferece kits nas escolas.

Pobreza menstrual? Almada oferece kits com produtos de higiene feminina pelas escolas do concelho
HUIZENG HU

A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, começou a distribuir kits de higiene menstrual, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho. Quase 40 alunas receberam um conjunto de produtos, mas a autarquia prevê alargar para cerca de 900 estudantes, do 7.º ao 12.º ano.

O primeiro kit foi distribuído na Escola Básica da Costa da Caparica e é composto por uma bolsa com dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual.

A medida pretende combater "o problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente", segundo um comunicado divulgado.

Para além disto, a Câmara Municipal de Almada prevê ainda realizar sessões de esclarecimento sobre como usar os copos menstruais e os pensos reutilizáveis.