Saúde e Bem-estar

Número de casos de cancro da próstata aumentará significativamente, diz estudo

O cancro de próstata, que é o mais comum em homens, cerca de 15% de todos os cancros masculinos, ocorre na maioria dos casos em pessoas acima dos 50 anos de idade.

O cancro da próstata é a segunda maior causa de morte por cancro nos homens acima dos 50 anos
O cancro da próstata é a segunda maior causa de morte por cancro nos homens acima dos 50 anos
skynesher

O número de casos de cancro da próstata aumentará significativamente nos próximos anos em todo o mundo, particularmente nos países menos desenvolvidos, alertam os estudos publicados na revista The Lancet, que explicam esta tendência devido ao envelhecimento da população.

“De acordo com as nossas conclusões, o número anual de novos casos duplicará, passando de 1,4 milhões em 2020 para 2,9 milhões em 2040”, estimam os autores deste estudo publicado.

Esta progressão poderá ser explicada pelo “aumento da esperança de vida e pelas alterações nas pirâmides etárias”, defendem igualmente.

O cancro de próstata, que é o mais comum em homens, cerca de 15% de todos os cancros masculinos, ocorre na maioria dos casos em pessoas acima dos 50 anos de idade, e a sua frequência aumenta acentuadamente à medida que se avança para além deste limiar.

Como prevenir o cancro na próstata?

Os fatores de risco para o cancro da próstata, como a hereditariedade ou altura, são muito menos evitáveis ​​do que, por exemplo, fumar para o cancro do pulmão.

Foi estabelecida apenas uma ligação com o excesso de peso, mas não está claro se existe um mecanismo de causa e efeito. Os autores do estudo acreditam, no entanto, que é possível limitar o aumento do cancro da próstata através de diferentes ações.

Defendem diagnósticos mais precoces em países menos desenvolvidos, observando que os casos de cancro da próstata são muitas vezes detetados demasiado tarde para serem tratados eficazmente.

Com Agências