O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) admite que há constrangimentos nas equipas médicas em várias regiões do país. António Gandra D'Almeida está, agora, a visitar hospitais para conhecer de perto as dificuldades e destaca os esforços que estão ser feitos para preparar as unidades de saúde para o inverno.
“Existe o plano de inverno que todas as ULS e os IPOs tiveram de preparar. Tem várias vertentes, nomeadamente o reforço das escalas, precaver, ter camas contratualizadas por causa dos casos sociais, ter material extra disponível para, caso seja necessário, reforçar a resposta dentro dos possíveis e apesar das dificuldades todas que existem para tentar dar resposta melhor durante o inverno, sabendo que o inverno tipicamente é muito complexo e este inverno não será diferente”, explicou o diretor executivo do SNS.
Sublinha que é preciso dar melhores condições aos profissionais do setor para que a resposta à população seja a adequada, evitando assim que as urgências atinjam o limite.