Saúde e Bem-estar

Glaucoma é principal causa de cegueira irreversível, rastreio deve ser feito a partir dos 40 anos

O glaucoma é uma doença crónica e progressiva e que leva à cegueira irreversível. Se diagnosticada antes de haver dano considerável, é possível manter a visão e travar a doença. Durante esta semana, vão ser feitos rastreios em centros comerciais de Lisboa, Porto e Coimbra.

Loading...

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. A doença afeta cerca de 300 mil pessoas em Portugal. Os especialistas alertam que um diagnóstico a tempo faz toda a diferença e recomendam que seja feito a partir dos 40 anos.

Há pelo menos 20 anos que Emanuel Rodrigues é seguido na consulta de glaucoma. Foi diagnosticado perto dos 50 anos, já a doença estava avançada no olho direito.

O glaucoma é uma doença crónica e progressiva e que leva à cegueira irreversível. Se diagnosticada antes de haver dano considerável, é possível manter a visão e travar a doença.

O diagnóstico é feito através de exames que avaliam o campo visual e que medem a pressão intraocular. Não são invasivos e devem ser feitos a partir dos 40 anos.

O risco é maior para quem tem casos de glaucoma na família, hipertensão arterial ou diabetes.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia quer alertar para esta doença muito frequente mas que está subdiagnosticada.

Durante esta semana, vão ser feitos rastreios em centros comerciais de Lisboa, Porto e Coimbra.

O tratamento do glaucoma passa por medicação regular. O laser ou a cirurgia são alternativas.

O previsto é que, em 2040,afete 120 milhões de pessoas em todo o mundo.