Saúde e Bem-estar

Dia Mundial da Voz: há rastreios gratuitos para assinalar a data em Lisboa

Na semana em que se celebra o dia mundial da voz, os especialistas lembram a importância da prevenção. O Hospital Egas Moniz, em Lisboa, assinala a data com rastreios gratuitos.

(Arquivo)
Loading...

Manuel Crespo foi o primeiro a chegar ao Hospital Egas Moniz, em Lisboa, na véspera do Dia Mundial da Voz. Nunca tinha feito um rastreio à voz, mas perante alguns sintomas decidiu avançar.

"Custa-me projetar um bocadinho a voz e quando faço isso com mais intensidade fico mesmo sem voz. E acho que vou aqui com mais certezas daquilo que possa sentir e do que fazer para melhorar a minha voz."

Uma ajuda que se estende também a quem já tem outras dificuldades associadas. O rastreio é simples e por norma demora menos de cinco minutos.

Cantores e atores também estiveram presentes já que utilizam a voz como instrumento de trabalho e por isso há cuidados redobrados. É o caso do ator Adriano Carvalho e da fadista Joana Almeida.

Pode fazê-lo até quinta

Há mais de 20 anos que o hospital Egas Moniz faz rastreios gratuitos à voz. Se pretender fazê-lo basta dirigir-se ao hospital e fazer o registo.

Os rastreios prolongam-se até quinta-feira.