Mais de dois milhões de pessoas em Portugal estão vacinadas contra a gripe. Já o número de vacinações contra a covid-19 tem vindo a diminuir. Numa altura em que as temperaturas descem, a ministra da Saúde apela à vacinação e alerta para a sobrecarga do Serviço Nacional de Saúde.
Logo pela manhã, a agenda de Ana Paula Martins começou na farmácia mais perto de casa. A ministra deixou um apelo à população depois de se ter vacinado contra a gripe.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem reforçado as recomendações devido aos dias de frio. O alerta fica sobretudo para a região Norte, onde há maior risco de doenças respiratórias. Recomenda-se evitar mudanças repentinas de temperatura, beber mais água e vestir várias camadas de roupa. A nova estirpe é uma das maiores preocupações.
Os números da vacinação contra a covid-19 têm diminuído significativamente. Foram vacinadas pouco mais de um milhão de pessoas. Ainda assim, contra a gripe, mais de dois milhões e 300 mil pessoas já se vacinaram.
De acordo com o relatório da DGS, a cobertura mais elevada foi registada entre os idosos com 85 anos ou mais. A mais baixa foi entre os 60 e os 69 anos.
A ministra da Saúde garante, nesta campanha sazonal, que não vai haver falta de vacinas contra a gripe. Entretanto, as crianças elegíveis, entre os 6 e os 23 meses, vão também poder ser vacinadas em hospitais ou clínicas do setor privado e social, mesmo não pertencendo a grupos de risco.