Saúde e Bem-estar

Implantes eletrónicos para paraplégicos são “passo bastante importante” no tratamento de lesões vertebro-medulares

Luís Teixeira, ortopedista e cirurgião da coluna, explica como funciona esta inovação e quais os pacientes em que pode ser aplicada.

Implantes eletrónicos para paraplégicos são “passo bastante importante” no tratamento de lesões vertebro-medulares

Um grupo de neurocientistas suíços desenvolveu uma tecnologia capaz de devolver o movimento a pessoas com lesões na medula espinal.

Trata-se de uma cirurgia à medula espinhal em que são colocados implantes eletrónicos. Esta tecnologia fez com que três pessoas, que ficaram paraplégicas em acidentes de mota, se conseguissem levantar e mais tarde andar.

Luís Teixeira, ortopedista e cirurgião da coluna, à SIC Notícias, considera que este é “um passo bastante importante naquilo que tem sido feito no sentido do tratamento das lesões vertebro-medulares”.

O cirurgião entende que “este novo passo é um passo completamente diferente”, porque está relacionado com a introdução neuroestimuladores. Luís Teixeira explica também a que pacientes esta inovação pode ser aplicada.

No entanto, ressalva que é importante que não se crie a ideia de que foi encontrada uma solução definitiva para pessoas paraplégicas.