O bebé de 13 meses com covid-19 internado na última noite nos cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, e que necessitou de Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) , “está estável”, adiantou este sábado a diretora clínica.
A SIC sabe que a criança tem uma miocardite grave associada à infeção por covid-19.
Nuno Marques, cardiologista, disse em declarações à SIC Notícias que uma causa possível da miocardite é o vírus SARS-CoV-2.
“Temos outros vírus que andam em circulação nesta época do ano e que podem causar miocardite grave em crianças destas e de outras idades. É preciso que seja feita uma investigação completa. No entanto realça-se uma causa possível: a covid-19”, afirmou.
O especialista em miocardite sublinhou que a vacinação pode prevenir estes casos e como tal apelou à vacinação contra a covid-19 “porque as complicações são muito baixas”.
Nuno Marques explicou à SIC Notícias que a miocardite é uma inflamação do músculo do coração, “são células inflamatórias que invadem e atacam o músculo do coração”.
“Quando temos esta inflamação numa célula do musculo cuja função é contrair, o que vai acontecer é que ela deixa de Quando temos esta inflamação numa célula do músculo cuja função é contrair, o que vai acontecer é que ela deixa de contrair e, nos casos mais graves, pode entrar em falência da contração do músculo cardíaco”.
Nesta fase, o coração deixa de conseguir bombear o sangue.