Imagens de satélite da coluna militar russa com 60 quilómetros posicionada perto de Kiev mostram uma aparente redistribuição das tropas, o que pode significar um novo avanço em direção à capital ucraniana.
De acordo com a BBC, elementos desta coluna militar ocuparam posições em cidades vizinhas, nomeadamente perto de Lubyanka.
Na quinta-feira, uma fonte do Ministério da Defesa norte-americano informou que as forças russas avançaram cinco quilómetros em direção a Kiev em 24 horas.
No final da semana passada, os meios de comunicação internacionais davam conta de que os soldados russos não estavam a fazer grandes avanços na viagem até ao centro de Kiev devido a problemas logísticos como, por exemplo, falta de combustível e mantimentos.
Porém, nos últimos dias a coluna militar parece ter feito progresso, aproximando-se lentamente da capital ucraniana. A estratégia russa passa por uma velha tática de guerra, cercar Kiev para forçar a população a render-se.
Militares e civis ucranianos que se juntaram ao exército garantem que vão dar luta. Por Kiev distribuem-se armas, levantam-se barreiras, criam-se obstáculos. São os últimos esforços para travar a pressão militar enviada pelo Kremlin.