Um dos candidatos mais inusitados - ou talvez até o mais inusitado - entre os 11 que concorriam à Presidência da República, Manuel João Vieira alcançou um sólido oitavo lugar e conseguiu ficar à frente de um dos sete candidatos apoiados por partidos com representação parlamentar.
Manuel João Vieira alcançou uma votação maior do que a de Jorge Pinto, candidato do Livre à Presidência da República, em 17 distritos e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. A única exceção registou-se no distrito do Porto, distrito do qual Jorge Pinto é natural.
À frente de António Filipe em sete círculos eleitorais
Mais significativo ainda é o facto de Manuel João Vieira ter superado também o candidato apoiado pelo PCP, António Filipe, em vários círculos eleitorais: na Madeira, nos Açores e nos distritos de Aveiro, Bragança, Guarda, Leiria e Viseu.
Este conjunto de resultados indica que o desempenho de Manuel João Vieira não se limitou a uma vantagem pontual sobre Jorge Pinto, mas traduziu-se também numa presença eleitoral mais forte em grande parte do país, incluindo territórios onde candidatos de partidos tradicionais costumam ter maior implantação.
A SIC Verifica que é...
Manuel João Vieira obteve uma votação maior do que Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre, em quase todo o país, sendo o distrito do Porto a única exceção.
