No vídeo, que tem sido amplamente partilhado nas redes sociais, a mulher aparece a gritar para os agentes do ICE: “Vocês não pertencem aqui! Por favor, saiam da frente!”. No entanto, vários detalhes visuais, como elementos que desaparecem ou surgem de forma incoerente, indicam que aquilo que se vê não é real, mas sim gerado por inteligência artificial (IA).
Em primeiro lugar, podemos observar que a mala da mulher desaparece aos nove segundos do vídeo.
Também é possível observar que as mãos aparecerem e desaparecem de forma incoerente ao longo da gravação e, aos 11 segundos, um objeto surge subitamente na mão de um agente.
Além disso, o uniforme dos agentes apresentado no vídeo não corresponde à realidade. Nas imagens, surge apenas a inscrição “ICE”, quando, na verdade, os agentes utilizam fardas com a designação “POLICE ICE”, como é possível confirmar através das redes sociais oficiais.
A SIC Verifica que é...
A análise do vídeo revela várias inconsistências visuais típicas de conteúdos gerados por inteligência artificial, tais como o desaparecimento da mala da mulher, mãos que surgem e desaparecem de forma incoerente e o aparecimento súbito de um objeto na mão de um agente. Além disso, o uniforme exibido não corresponde ao utilizado pelo ICE, que inclui a identificação “POLICE ICE”, conforme imagens oficiais, o que confirma que o vídeo não é real.