Tecnologia

Apple apresenta iPhone Air: o mais fino de sempre com preços recorde

Os novos dispositivos apresentam melhorias em design, poder de computação, IA, câmaras e baterias. Os preços em Portugal são significativamente mais altos, começando em 990 euros para o modelo mais básico.

Loading...

A Apple apresentou há pouco a nova linha de iPhones. Há duas grandes novidades: o Air, o iPhone mais fino de sempre, e ainda os preços mais altos de sempre.

O filme habitual começa com grande insistência naquilo pelo qual a Apple é mais conhecida: o design. O evento desta terça-feira é sobre máquinas e todas as que vai ver estão, segundo a marca, entre as melhores para usar inteligência artificial.

Mas ficaremos por aqui, porque a Apple está atrás da concorrência no uso da Inteligência Artificial, algo a que o CEO Tim Cook não estava de todo habituado.

As previsões estavam certas: há um novo iPhone Air, como o nome indica, o mais fino de sempre, sendo para os seus criadores também o mais resistente.

Com 5,6 mm de espessura, titânio e cerâmica, o tal design não impede compromisso. Tem apenas uma câmara que a Apple diz que vale por quatro e menos bateria que os outros aparelhos novos, mas vai dar nas vistas.

O iPhone 17 e o 17 Pro, nas versões simples e Max, vêm com mais poder de computação, mais aceleradores de Inteligência Artificial, melhores ecrãs e baterias. A qualidade de vídeo e fotografia é tal que a Apple fez todo este vídeo de apresentação com o iPhone Pro Max.

Quanto vão custar em Portugal?

Em Portugal, não se compra nada da nova geração abaixo dos 990 euros para o modelo mais simples, e por aí acima até ao iPhone 17 Pro Max, com o recorde de capacidade de dois terabytes.

Se pagar 2.500 euros, ainda leva uma moeda de troco. Feito o câmbio, os preços em Portugal estão cada vez mais afastados dos dos Estados Unidos, pois os impostos por cá pesam mais e alguém tem de pagar as tarifas de Trump.

Relógios novos, claro, mas o destaque dos acessórios vai para os novos AirPods Pro 3. Os pequenos aparelhos devem ter melhor som, melhor cancelamento de ruído e a novidade é que medem a pulsação diretamente no ouvido durante o exercício físico.