Tecnologia

Lituânia ensina jovens a construir e pilotar drones para formar futuros especialistas em defesa

Na Lituânia, uma escola está a implementar um programa educativo inovador, onde alunos do 3º ao 12º ano aprendem a construir, programar e pilotar drones. Esta iniciativa do Governo pretende incentivar vocações nas áreas da tecnologia e da defesa, preparando uma sociedade mais resiliente.

Loading...

É de pequeno que se semeia o gosto pela tecnologia. Nesta escola, na Lituânia, os dedos de Emilis já dominam os voos de drone.

Parece uma simples brincadeira de criança, mas não é. Neste curso, um pequeno grupo de alunos do 3º ao 12º ano aprende a construir, programar e pilotar drones.

Conhecimentos que podem ser úteis para despertar vocações nas áreas da tecnologia e da defesa. Uma estratégia de longo alcance do Governo que quer estar na linha da frente.

De uma forma lúdica, a aposta é no conhecimento para construir uma sociedade mais resiliente. Também a Estónia está a implementar programas educativos semelhantes.

A invasão de drones no espaço aéreo da NATO relançou a discussão sobre a capacidade de resposta europeia perante a ameaça da Rússia.

A Lituânia joga pelo seguro e começa já com a ambição de vir a liderar a indústria de drones.