45 mil consultas de psico-oncologia realizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro
Dez anos depois da criação das suas Unidades de Psico-Oncologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realizou mais de 45 000 consultas a cerca de 7500 pessoas.

José Fernandes
Para fazer o balanço do trabalho desenvolvido e promover a reflexão sobre estado atual da Psico-Oncologia, representantes da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia, da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) reúnem-se no próximo dia 29 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
Após a sessão de abertura, às 10h30, segue-se uma mesa redonda com o tema central “Psico-Oncologia em Portugal: refletir o presente, perspetivar o futuro”, com a participação de Susana Sousa Almeida, da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia e de Eduardo Carqueja, da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A moderação fica entregue a Natália Amaral e a António Reis Marques, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Para dar resposta às crescentes necessidades de apoio psicológico dos doentes oncológicos e suas famílias a LPCC criou, em 2009, as primeiras Unidades de Psico-Oncologia com cobertura descentralizada a nível nacional. Objetivos: Dar resposta atempada e de proximidade ao número cada vez maior de doentes, tendo em conta a incapacidade de apoio, nesse campo, das unidades hospitalares existentes no país.
Numa década, foram realizadas mais de 45 000 consultas, a cerca de 7500 utentes, entre doentes oncológicos, familiares e cuidadores e profissionais de saúde.
A descentralização destas Unidades tem possibilitado a proximidade de um corpo de psicólogos clínicos com os doentes e suas famílias em 45 concelhos de Portugal.
No encontro da próxima semana, a LPCC vai fazer um balanço do trabalho desenvolvido e avaliar a qualidade do seu contributo neste domínio, bem como promover uma reflexão sobre estado atual da Psico-Oncologia no país, de forma a traçar caminhos para o futuro.
Mais informações disponíveis através dos contactos psico-oncologia.nrc@ligacontracancro.pt ou 239 487 490.
25 Novembro 2019
Relacionados
-
"A ajuda psicológica é fundamental para a aceitação e adaptação à doença oncológica"
A ajuda psicológica é fundamental para a aceitação e adaptação à doença oncológica e para aprender a enfrentar uma vida quotidiana diferente, considera a psicóloga clínica Sara Teixeira.
-
Cancro do intestino é a principal causa de morte por cancro em Portugal
Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce no mês Europeu de Luta contra o Cancro do Intestino, que começa hoje e termina no final de março. Recuperar rastreios é a prioridade.
01.03.2021 às 12h54
-
Curadores alertam para urgência oncológica no regresso do Tenho Cancro. E Depois?
Os 15 curadores do Tenho Cancro. E Depois? reuniram-se pela primeira vez este ano para estabelecer as prioridades no combate ao cancro em Portugal e perceber o que é preciso fazer para melhorar os cuidados oncológicos na ressaca do impacto da covid-19. Saiba tudo em detalhe na edição impressa do Expresso
24.02.2021 às 19h53
-
Cancro infantil. Seminário esclarece dúvidas e preocupações das famílias
Como está o diagnóstico, tratamento e sobrevivência das crianças e adolescentes com doença oncológica em tempo de covid-19? Qual a importância de brincar, dos momentos lúdicos e qual a realidade das aulas online? Estas serão algumas questões em debate no 7º Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa da Fundação Rui Osório de Castro (FROC)
22.02.2021 às 11h12
-
Como explicar às crianças o que é o cancro?
“Os superpoderes da Júlia” é o audiolivro infantil lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para ajudar os pais a explicar aos filhos o que é a doença oncológica
09.02.2021 às 13h50
-
"Será possível obter resultados tangíveis e maiores ganhos em saúde"
No dia em que foi divulgado o Plano Europeu de Combate ao Cancro, a eurodeputada Sara Cerdas reage com otimismo à futura implementação do mesmo
03.02.2021 às 18h04
-
Europa. 4 mil milhões de euros destinados ao combate ao cancro
O Plano Europeu de Combate ao Cancro foi apresentado hoje, em Bruxelas
03.02.2021 às 15h41