Atestado multiuso: Juntas médicas reabriram, mas os atrasos mantêm-se
Amanhã, no Jornal da Noite da SIC, doentes oncológicos explicam qual é o impacto que o atraso na atribuição de atestado multiuso tem nas suas vidas

No verão, mais de 40 mil pessoas - entre as quais doentes oncológicos - esperavam que as juntas médicas passassem um atestado de incapacidade para assim terem direito a benefícios sociais e fiscais. Apesar de já quase uma centena de Juntas Médicas ter reaberto, a lista de espera continua extensa.
Válido por cinco anos, o chamado Atestado Multiuso dá ao doente um conjunto de direitos: Lugar de estacionamento, isenção de selo do carro, benefícios no IRS, isenção de taxas moderadoras, bonificação no crédito à habitação e limitação no aumento de rendas, medicamentos gratuitos ou mais baratos, entre outros.
Em algumas regiões do país, os atrasos nas respostas das
juntas médicas ultrapassam um ano. Com a pandemia a situação agravou-se. Por falta de clínicos, a atividade das juntas médicas chegou mesmo a ser suspensa de março a junho. Quando voltaram ao trabalho, as equipas depararam-se com mais processos e menos recursos.
Prorrogação da validade até ao final do ano
Soube-se, entretanto, para aliviar o problema, o governo decidiu prorrogar até 31 de dezembro a data de validade dos atestados que estão a aguardar revalidação. Está também em estudo a hipótese de alargar o prazo por mais um ano.
Há muitos anos que médicos e doentes pedem para que seja revisto e agilizado todo o processo burocrático que envolve o trabalho das juntas médicas.
20 Novembro 2020
-
Especialistas reforçam a importância da prioridade dos doentes oncológicos no plano de vacinação contra a covid-19
A ESMO - Sociedade Europeia de Oncologia Médica - defende que os doentes oncológicos com doença ativa ou em tratamentos "merecem uma prioridade adicional"
20.01.2021 às 13h44
-
Cancro e covid-19 são as doenças que mais preocupam
Portugal. Uma sondagem feita para o Expresso mostra que as doenças oncológicas ainda ocupam as prioridades de saúde. Mas especialistas alertam para as futuras consequências da pandemia
18.01.2021 às 15h31
-
Estudo diz que vacina contra cancro da mama agressivo revelou ter 100% de eficácia
Os testes foram realizados apenas em animais. Apesar dos resultados positivos, ainda é cedo para saber a sua eficácia em seres humanos
13.01.2021 às 14h15
-
"Contra o cancro, todos contam"
É este o lema da campanha de donativos da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Saiba como pode contribuir
30.12.2020 às 13h49
-
RNA: uma nova era no tratamento do cancro e uma nova via para reverter o envelhecimento
A cientista Maria Carmo-Fonseca estreia a edição deste ano da rubrica Admirável Mundo Novo.
28.12.2020 às 18h58
-
O cancro oral não faz quarentena
O cancro oral é frequentemente diagnosticado numa fase tardia, o que contribui para aumentar as suas taxas de incidência, alerta a Ordem dos Médicos Dentistas
24.12.2020 às 16h44