Europa. Cerca de 10% dos cancros associados a poluição

Cerca de 10% dos cancros na Europa estão ligados à poluição, nas suas diversas formas, e eram evitáveis na maioria dos casos, informou na segunda-feira a Agência Europeia do Ambiente (AEA).
“A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos químicos e a outros poluentes estão na origem de mais de 10% dos casos de cancro na Europa”, especificou a organização, em comunicado.
Este número pode diminuir de forma drástica se as políticas existentes forem objeto de uma atualização rigorosa, nomeadamente na luta contra a poluição, segundo a organização.
“Todos os riscos cancerígenos ambientais e profissionais podem ser reduzidos”, afirmou Gerardo Sanchez, um perito da AEA, sobre o documento, o primeiro da agência sobre a relação entre cancro e ambiente.
“Os cancros determinados pelo ambiente e devidos a radiações ou a carcinogéneos químicos podem ser reduzidos a um nível quase negligenciável”, declarou, durante um encontro com a imprensa.
Segundo os dados da AEA, a poluição do ar é responsável por um por cento dos casos e dois por cento das mortes, percentagem que sobe para nove por cento no caso dos cancros do pulmão.
Estudos recentes também detetaram “uma correlação entre a exposição a longo prazo às partículas, um poluente atmosférico importante, e a leucemia entre os adultos e as crianças”, realçou a agência.
Segundo a Agência, os ultravioletas – de origem principalmente solar, mas também artificial – são responsáveis por cerca de quatro por cento de todos os casos de cancro, em particular do melanoma, uma forma grave de cancro da pele que aumentou fortemente na Europa nas últimas décadas.
Algumas substâncias químicas utilizadas nos locais de trabalho e libertadas no ambiente são também cancerígenos.
Chumbo, arsénico, crómio, pesticidas, bisfenol A e as substâncias perfluoroalquílicas (PFAS, na sigla em Inglês), usadas entre outras aplicações na alimentação, estão entre as mais perigosas para a saúde dos europeus, tal como o amianto, interdito na União Europeia (UE) desde 205, mas ainda presente em diversos edifícios.
01 julho 2022
-
Nasce nova plataforma que quer promover o crescimento da investigação clínica nacional
A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica apresenta a Portugal Clinical Studies, uma nova plataforma que visa simplificar e agilizar os processos inerentes aos estudos clínicos nacionais.03.09.2025 às 12h23
-
Combater o cancro: cientistas descobrem novas formas de reprogramar células
“Novo conhecimento pode aproximar-nos de imunoterapias mais eficazes, contribuindo para reduzir a probabilidade de falha terapêutica e acelerar o desenvolvimento de novas estratégias contra o cancro.”02.09.2025 às 14h13
-
Verão com prevenção: conheça a bula do sol
Inspirada no conceito de uma bula médica, que se encontra em qualquer medicamento, a Liga Portuguesa Contra o Cancro convida os portugueses a tratarem o sol com os cuidados que este exige e lança a Bula do Sol, um guia prático, gratuito e acessível.26.08.2025 às 12h13
- 1:35
Cancro da pele: rastreios gratuitos e campanha de sensibilização nas praias portuguesas
Na manhã deste sábado, a campanha esteve em Sesimbra, no distrito de Setúbal.16.08.2025 às 14h58
-
Nova descoberta promete simplificar deteção de cancro da bexiga avançado
A deteção do açúcar nLc4 numa análise à urina apenas será útil para identificar de forma rápida os casos em que o tumor "já invadiu o músculo à volta da bexiga".15.08.2025 às 7h30
-
IA reduz eficiência de médicos na deteção de cancro do cólon, revela estudo
Um estudo realizado na Polónia, hoje publicado, indica que a introdução da inteligência artificial (IA) parece estar a tornar os médicos menos eficientes na deteção de cancros do cólon.13.08.2025 às 6h49
E Depois