Notícias

Acreditar junta especialistas e famílias para discutir o cancro em adolescentes e jovens

A Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro assinala o seu 30.º aniversário com a conferência “Adolescentes e jovens adultos: viver com cancro entre dois mundos”, que terá lugar em Coimbra, já no próximo dia 11 de outubro.
Acreditar junta especialistas e famílias para discutir o cancro em adolescentes e jovens
Canva

O encontro pretende criar um espaço de reflexão e de mobilização em torno dos desafios vividos por adolescentes e jovens adultos com cancro, uma população muitas vezes esquecida nas respostas dos sistemas de saúde.

A entrada é gratuita, mas requer inscrição AQUI.

A conferência reunirá profissionais de saúde, doentes, investigadores e famílias, promovendo o diálogo em torno de temas como a organização de serviços dedicados a adolescentes e jovens adultos, a transição entre cuidados pediátricos e adultos, o impacto psicossocial e educativo da doença e os caminhos para uma melhor integração social.

Estudo pioneiro em Portugal

Será apresentado primeiro estudo nacional sobre adolescentes e jovens adultos com cancro, realizado pela Acreditar. Este estudo constitui um marco fundamental para compreender em profundidade as necessidades específicas desta população e para fundamentar propostas de melhoria nos cuidados e nas políticas de saúde.

30 anos a Acreditar

A conferência faz parte das comemorações dos 30 anos da Acreditar, que ao longo de três décadas tem apoiado milhares de crianças, jovens e famílias afetadas pelo cancro pediátrico, defendendo os seus direitos e promovendo melhores condições de tratamento e qualidade de vida.

Queremos que esta conferência seja mais do que um momento de reflexão. É uma oportunidade para lançar pontes e pensar soluções que respondam às necessidades específicas dos adolescentes e jovens adultos com cancro em Portugal”, sublinha Margarida Cruz, diretora geral da Acreditar.

As comemorações dos 30 anos da Acreditar têm o Alto Patrocínio da Presidência da República.