Cancro: Saiba quais são as estratégias para aumentar a autoestima durante e após os tratamentos
No segundo episódio de Dois de Conversa - o podcast da Liga Portuguesa Contra o Cancro que pretende ser um espaço para conversas honestas e próximas, com especialistas que nos ajudam a entender melhor o corpo, a mente e tudo o que acontece entre um diagnóstico e o recomeço - fala-se de algo tão importante quanto o tratamento: a autoestima.
Receber um diagnóstico de cancro, enfrentar tratamentos exigentes e lidar com as mudanças físicas e emocionais que surgem pelo caminho pode abalar profundamente como nos vemos e como nos sentimos.
É precisamente sobre isso que Beatriz Viegas (co-fundadora da OncoGlam) e Marco Varela (psicólogo no IPO de Lisboa), ambos ligados ao apoio emocional ao doente oncológico, abordam em mais uma sessão de Dois de Conversa, porque há formas de cuidar da autoestima durante e depois do tratamento contra o cancro.
Dois de Conversa: sobre o Cancro é a nova designação de um programa iniciado em 2020 sob o nome Segundas de Conversa, criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), com o objetivo de abordar temas relacionados com o cancro de forma acessível e próxima da comunidade. Desde então, já assumiu diversos formatos – Zoom, Facebook Live, televisão – mantendo sempre o propósito de esclarecer e promover a literacia em saúde, na área da oncologia.
Em 2023, foi distinguido com o prémio SNS Awards, na categoria de Jornalismo. A partir de 2025, passa a ser gravado em formato podcast, nos estúdios do Expresso.
Os episódios anteriores, ainda sob o nome Segundas de Conversa, podem ser consultados nas plataformas da LPCC-NRS, YouTube ou Spotify.
30 maio 2025
Relacionados
-
Como lidar com um diagnóstico de cancro?
O primeiro episódio da nova temporada do podcast Dois de Conversa: sobre o Cancro - criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul - tem como tema Diagnóstico de Cancro: Como Lidar? e conta com a presença de Maria de Jesus Moura, diretora da Unidade de Psicologia do IPO de Lisboa.
-
Radioterapia: "Hoje conseguimos tratar mais eficazmente os tumores e poupar os órgãos saudáveis"
Assinala-se hoje - pela primeira vez - o Dia Internacional da Sensibilização para a Radioterapia. Metade dos doentes oncológicos vai precisar de radioterapia ao longo do seu percurso e, apesar da evolução científica, ainda persistem mitos em torno deste tratamento. Para desmistificar e explicar os avanços da área, o Tenho Cancro. E depois? falou com Katia Jacob, física médica e vice-presidente da ApFisMed, que trabalha diariamente com esta forma de tratar o cancro.07.09.2025 às 14h40
-
Qual é o impacto das alterações hormonais durante e após o tratamento oncológico?
O oitavo episódio da nova temporada do podcast Dois de Conversa: sobre o Cancro - criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul - tem como tema “Sobrevivência e o Papel das Hormonas na Recuperação" e conta com Joana Simões Pereira, investigadora e médica endocrinologista do Instituto de Oncologia de Lisboa.27.08.2025 às 15h36
-
Cancro e rede de apoio: o impacto na família e amigos
O sétimo episódio da nova temporada do podcast Dois de Conversa: sobre o Cancro - criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul - tem como tema “Cancro e rede de apoio: o impacto na família e amigos" e conta com duas convidadas: a empresária Rita Stock, que muitos recordam como atriz e apresentadora de programas de televisão, e Catarina Ramos, psicóloga e investigadora.15.08.2025 às 10h25
-
“Os médicos começaram a pensar o cancro como um iceberg. Há aqueles que são visíveis e os que o podem vir a ser, mas também desaparecer”
Será que os exames de rotina são sempre benéficos e sem risco? Será que tem mesmo de fazer análises gerais e uma TAC de corpo inteiro? E é tudo isto mesmo útil? Este episódio de 'Consulta Aberta' é sobre análises, falsos alarmes e sobrediagnóstico. Ouça aqui os especialistas Bruno Heleno e Margarida Graça Santos11.08.2025 às 9h00
-
“A amamentação é um fator protetor do cancro da mama. A mulher, até engravidar, tem uma mama imatura em que as células não param quietas”
O cancro da mama é o cancro com maior prevalência mundialmente e o mais incidente em Portugal. “O mais importante na prevenção é uma mulher conhecer o seu corpo”, explica a especialista do Champalimaud, Leonor Matos. Recorde aqui o podcast Consulta Aberta de agosto de 2024, com a oncologista e especialista na área do cancro da mama05.08.2025 às 7h35
-
Cancro do pulmão: "Rastreio é essencial para detetar casos em fase inicial"
No Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala a 1 de agosto, alerta-se para uma doença que continua a ser um dos principais desafios da saúde pública, devido à sua gravidade e ao diagnóstico tardio. A especialista Ana Barroso explica as principais características desta patologia, os sintomas de alerta e os avanços nos tratamentos. Conheça, também, os principais resultados do estudo "O cancro do pulmão em Portugal: a visão dos portugueses".01.08.2025 às 10h39
E Depois