Vírus mpox

Varíola dos macacos: Portugal tem cinco casos confirmados

Todos os casos foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Varíola dos macacos: Portugal tem cinco casos confirmados

Cinco casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram já confirmados pelo Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que fala noutros 15 casos suspeitos identificados este mês na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Em comunicado, a Direção Geral da Saúde (DGS) explica que os casos, na maioria jovens e todos do sexo masculino, “estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas”.

A DGS informa ainda que está a centralizar, nesta fase, todas as ações de deteção, avaliação, gestão e comunicação de risco relacionadas com estes casos através do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP).

VARÍOLA DOS MACACOS: COMO PODE SER TRANSMITIDA E QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A varíola dos macacos é uma doença viral geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados, como ratos ou esquilos na África Ocidental e Central. A doença não se transmite facilmente entre pessoas, mas as autoridades de saúde britânicas não descartam a possibilidade de transmissão em caso de contacto extremamente próximo com uma pessoa infetada.

Devido ao recente aumento de casos e à incerteza em torno da transmissão do vírus, as autoridades britânicas estão a trabalhar de perto com hospitais e parceiros internacionais para averiguação de casos semelhantes noutras cidades ou países. Todas as pessoas que estiveram em contacto com os casos de varíola dos macacos estão a ser acompanhadas e rastreadas.

Os especialistas em saúde que tratam de pacientes com erupções cutâneas “sem um diagnóstico claro” devem procurar um aconselhamento especializado, avança a agência Reuters, que cita especialistas. O risco para a população é baixo.

Os primeiros sintomas de varíola dos macacos incluem febre, dores musculares, calafrios e fadiga. Nos casos mais graves, pode desenvolver-se uma erupção cutânea, geralmente, no rosto e genitais, que se assemelha às observadas na varicela e na varíola. A maioria das pessoas recupera da doença em algumas semanas.