Vida

Nobel da Física atribuído a Andre Geim e Konstantin Novoselov

Os cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester (Reino Unido), partilham o Prémio Nobel da Física deste ano, um reconhecimento pelas "pioneiras experiências com o material bi-dimensional grafeno".

O comité do Prémio Nobel explica que os dois cientistas demonstraram que o carbono, na forma de uma fina camada (grafeno), tem propriedades invulgares, com aplicações na Física Quântica.



O grafeno é a mais fina e forte forma de carbono. Condutor de electricidade, funciona tão bem como o cobre e, enquanto condutor de calor, é melhor que qualquer outro material. É quase transparente e muito denso.



Geim e Novoselov extraíram grafeno de um pedaço de grafite (encontrado num lápis vulgar). Com fita adesiva, conseguiram obter um floco de carbono com a espessura de um átomo.



Com o grafeno, abre-se caminho a toda uma nova classe de materiais bidimensionais, com aplicação na Física Quântica e na Electrónica.



Andre Geim é um cidadão holandês, mas nasceu em Sochi, na Rússia, em 1958. É actualmente professor na Universidade de Manchester, Reino Unido.



Konstantin Novoselov tem dupla nacionalidade - russa e britânica. Nasceu em 1974 em Nizhny Tagil, na Rússia. É igualmente professor na Universidade de Manchester, Reino Unido.



Os dois vão receber um valor de 1,5 milhões de dólares.