É um negócio que "gera lucros enormes" e "encoraja uma sobre-pesca e um brutal abate de tubarões", salientou Ding Liguo, que, além de delegado à Assembleia Nacional Popular, é um dos empresários mais ricos da China,
A sopa de barbatana de tubarão, um prato obrigatório em qualquer banquete, é muita apreciada na China, mas, também, muito cara.
Já houve campanhas na imprensa contra o consumo de tubarão, mas tiveram reduzido impacto.
"Só com legislação própria se pode travar o comércio de barbatanas de tubarão e reduzir o abate dos animais", defendeu Ding Liguo.
Segundo a descrição da agência noticiosa oficial chinesa, as barbatanas são arrancadas com o tubarão ainda vivo, sujeitando o animal a uma morte lenta.
A Assembleia Nacional Popular, cuja reunião anual decorre até à próxima segunda-feira, com cerca de 3.000 delegados, é "o supremo orgão do poder de Estado" na China.
Ding Liguo, 36 anos, é presidente-executivo da Delong Holdings Limited.
Lusa