Vida

Feira de doçaria conventual de Portalegre

Cerca de 40 doceiros de vários pontos da Europa vão marcar presença na 11ª edição da Feira de Doçaria Conventual de Portalegre, entre os dias 1 e 3 de Abril, anunciou hoje a organização.

"A edição deste ano conta com a presença de doceiros portugueses, alemães, italianos, espanhóis e franceses", adiantou hoje à Agência Lusa a vereadora da cultura do município de Portalegre, Adelaide Teixeira. A autarca considerou que as expetativas "são altas" e que este vai ser "o fim-de-semana mais doce de Portalegre" .

A Feira de Doçaria Conventual de Portalegre apresenta este ano um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam as demonstrações ao vivo de confeção de doces, laboratórios de gosto e um atelier infantil denominado "Mãos na Massa".

Dados históricos indicam que, em Portalegre, até meados do século XX, as religiosas dos conventos de Santa Clara e São Bernardo confecionaram e comercializaram diversos doces, tais como o Manjar Branco, o Toucinho do Céu, os Rebuçados de Ovos, o Queijo Dourado e a Lampreia de Portalegre.

O certame, a realizar nos claustros do Convento de Santa Clara, é promovido pela autarquia local, em parceria com a Associação Comercial de Portalegre e o Triângulo Urbano Ibérico Raiano (Triurbir).



Lusa