"A edição deste ano conta com a presença de doceiros portugueses, alemães, italianos, espanhóis e franceses", adiantou hoje à Agência Lusa a vereadora da cultura do município de Portalegre, Adelaide Teixeira. A autarca considerou que as expetativas "são altas" e que este vai ser "o fim-de-semana mais doce de Portalegre" .
A Feira de Doçaria Conventual de Portalegre apresenta este ano um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam as demonstrações ao vivo de confeção de doces, laboratórios de gosto e um atelier infantil denominado "Mãos na Massa".
Dados históricos indicam que, em Portalegre, até meados do século XX, as religiosas dos conventos de Santa Clara e São Bernardo confecionaram e comercializaram diversos doces, tais como o Manjar Branco, o Toucinho do Céu, os Rebuçados de Ovos, o Queijo Dourado e a Lampreia de Portalegre.
O certame, a realizar nos claustros do Convento de Santa Clara, é promovido pela autarquia local, em parceria com a Associação Comercial de Portalegre e o Triângulo Urbano Ibérico Raiano (Triurbir).
Lusa