Vida

Objectos pessoais de Hitler vendidos por milhares de euros em leilão

Um candeeiro de pé por 50 mil euros ou um par  de óculos a 4800 é quanto uma leiloeira alemã está a pedir por objectos que  pertenceram a Hitler, noticiou hoje o jornal Bild. 

Adolf Hitler e Benito Mussolini (Junho, 1938)
ASSOCIATED PRESS

A oferta consiste em objectos do dia a dia do ditador nazi, que pertencem  ao espólio do vice de Hitler, Rudolf Hess (que morreu na prisão em 1987),  e será disponibilizada pela leiloeira Munchen Historic Hermann até ao final  deste mês. 

Entre os objectos de maior valor consta uma edição de luxo do livro "Mein  Kampf" ("A Minha Luta"), no qual foi escrita uma dedicatória a Hess, onde se lê "Para o meu fiel companheiro preso Rudolf Hess - Munique, 17 out 1925".

Hess tornou-se secretário do "Fuhrer" em 1923 e foi seu assistente na  criação da ideologia do Partido Nazi.  

O leilão também oferece a possibilidade de adquirir algumas jóias, como  um emblema em ouro da juventude hitleriana, diamantes e rubis avaliados  em 22 mil euros ou um relógio de bolso de ouro que Hitler recebeu como presente  no Natal de 1929 e cujo preço mínimo é 10 mil euros.  

A lista conta ainda com uma suástica com as iniciais de Hitler por 1800  euros ou uma caixa de prata para oferecer cigarros personalizada com a águia  do regime, uma suástica e as iniciais do ditador pelo preço de 10 mil euros

Segundo o jornal, os interessados no leilão não podem completar a compra  sem assinar um documento através do qual garantem que os objectos adquiridos  serão usados apenas para fins de pesquisa histórica.