Vida

Proprietário do Grupo Virgin e filhos serão os primeiros passageiros do projeto de turismo espacial

O proprietário do Grupo Virgin, Richard Branson, e os seus dois filhos serão os primeiros passageiros do projeto de turismo espacial Virgin Galactic que vai iniciar operações no final de 2013, anunciou hoje o empresário britânico.

© Luke MacGregor / Reuters

Branson, de 61 anos, fez o anúncio durante a feira aeronáutica Farnborough  Air Show, que acontece até domingo em Hampshire, na Inglaterra.  

O multimilionário e os seus filhos Sam, de 27 anos, e Holly, de 30 anos,  participarão na primeira viagem ao espaço na nave SpaceShipTwo (SS2), num  voo que subirá a cerca de 96 quilómetros da Terra. 

A SS2 já tem uma lista de 529 candidatos a lugares em próximas viagens,  ao preço de cerca de 200 mil dólares por passageiro. 

A nave espacial será lançada no ar, a partir do avião WhiteKnightTwo,  que descolará de um aeroporto especialmente construído no Novo México, sul  dos Estados Unidos, pelo arquiteto inglês, Norman Foster. 

O WhiteKnightTwo levará a SS2, com seis passageiros e dois pilotos a  bordo, até aos 15.240 metros de altura, ponto em que a SS2 iniciará o voo  autónomo. 

Branson e outros 120 futuros turistas espaciais posaram hoje para as  câmaras diante de uma réplica da nave do programa Virgin Galactic, na feira  aeronáutica. 

O magnata também anunciou que o avião WhiteKnightTwo servirá também  como veículo de apoio para outra nave espacial, a LauncherOne, que transportará  pequenos satélites para o espaço por um preço mais económico. 

A Virgin Galactic, a primeira companhia aérea espacial comercial do  mundo, diz que várias empresas já manifestaram interesse em utilizar o LauncherOne.

Nomes como os dos atores Tom Hanks, Brad Pitt e Angelina Jolie, estão  a ser apontados como estando inscritos para as viagens espaciais. 

O WhiteKnightTwo já completou 80 voos de teste e a autoridade de aviação  norte-americana já concedeu ao projeto permissão para fazer um lançamento  experimental.

Lusa