Vida

NASA descobriu o mais pequeno planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol

Cientistas da missão Kepler da NASA descobriram  hoje um novo sistema planetário, que tem o mais pequeno planeta a orbitar  uma estrela semelhante ao Sol, anunciou a agência espacial norte-americana  em comunicado. 

© NASA NASA / Reuters

O sistema, chamado Kepler-37, tem três exoplanetas (planetas fora do  sistema solar) e está localizado a cerca de 210 anos-luz da Terra, na Constelação  de Lira. 

O mais pequeno dos exoplanetas, o Kepler-37b, é ligeiramente maior do  que a Lua e tem um terço do tamanho da Terra. No entanto, é mais pequeno  do que Mercúrio, o que tornou a sua descoberta um desafio para os astrónomos.

A missão com o telescópio Kepler procura planetas do tamanho da Terra  perto, ou mesmo dentro, da "zona habitável", região de um sistema planetário  onde água em estado líquido poderá existir à superfície de um planeta a  orbitar uma estrela. 

Contudo, apesar de a estrela em Kepler-37 pertencer à mesma classe do  Sol, ainda que mais pequena e fria, o novo sistema planetário descoberto  parece ser bastante diferente do sistema solar. 

Astrónomos creem que o planeta Kepler-37b, provavelmente rochoso, não  tem atmosfera e não pode suportar vida. 

No seu conjunto, os três exoplanetas orbitam a mesma estrela, a uma  distância inferior à que separa Mercúrio do Sol, o que sugere que são muito  quentes e inóspitos.  

Os primeiros exoplanetas descobertos por cientistas a orbitarem uma  estrela eram enormes. 

Porém, à medida que a tecnologia foi avançando, foram detetados planetas  fora do Sistema Solar cada vez mais pequenos. A missão Kepler revelou, segundo  a NASA, que até os exoplanetas do tamanho da Terra são comuns.

Lusa