A seca em Barcelona, a mais grave de sempre, está a obrigar o governo regional a tomar medidas especiais. Os milhares de turistas que visitam a cidade espanhola, nesta altura da Páscoa, estão a ser recebidos com cartazes gigantes, que apelam a um consumo criterioso da água e avisam para os efeitos da seca extrema.
Os reservatórios da Catalunha estão muito abaixo dos valores normais para esta altura do ano, tendo a maioria apenas tem 15% de água.
Na cidade de Barcelona, que recebe milhares de turistas durante este período de férias da Páscoa, as autoridades decidiram avisar os visitantes.
Há cartazes gigantes espalhados pela cidade a alertar os que vêm de fora e a pedir-lhes que sejam criteriosos no uso da água.
Medidas de controlo dos gastos de água
Os duches públicos nas praias não vão estar a funcionar, e as piscinas só podem ser cheias com água do mar.
A associação dos hoteleiros diz que a Barcelona não se pode dar ao luxo de perder turistas por causa da seca, tendo em conta que o setor representa quase 15% das receitas totais da Catalunha.
Os hotéis de Barcelona consomem menos de 10% de toda a água gasta na cidade que, desde fevereiro impôs restrições ao consumo, com os residentes a não poderem usar mais de 200 litros por dia.