No Reino Unido, já foi confirmada a presença do Rei Carlos III na missa de Páscoa, este domingo. O monarca continua a receber tratamento para um cancro e esteve ausente da tradicional missa de Quinta-Feira Santa.
Com Carlos III ausente de eventos públicos, coube mais uma vez à Rainha Camila a representação do monarca.
A missa de Quinta-Feira Santa é uma das principais datas no calendário da família real britânica. Uma tradição que vem do século XIII e que todos os anos decorre em diferentes catedrais. Este ano, teve lugar na Catedral de Worcester.
O Rei não esteve presente, mas enviou a tradicional mensagem de Páscoa.
“Senhoras e Senhores, é para mim uma grande tristeza não poder estar hoje convosco. A cerimónia do Dia do Senhor tem um lugar muito especial no meu coração. Este ato de culto, aqui na Catedral de Worcester, recorda-me a promessa que fiz no início da cerimónia de coroação - seguir o exemplo de Cristo ‘não para ser servido, mas para servir’”.
O ponto alto da cerimónia foi a entrega simbólica de moedas a dezenas de pessoas que mais ajudaram as respetivas comunidades. Um momento que ficou este ano a cargo da Rainha Camila.
Já quanto à missa de Domingo de Páscoa, o palácio de Buckingham já confirmou a presença dos Reis, numa cerimónia que este ano terá menos participantes.