Há pessoas que vão gastar milhares de euros para não perder a oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos em Paris. Mas há quem viva na capital francesa e prefira sair da cidade para alugar a própria casa.
"Haverá muito gente na cidade e, nessa altura, faz muito calor em Paris. Quanto aos transportes, vai ser mais complicado. Toda a vida vai ser mais complicada e prefiro um sítio onde haja menos gente", diz Martin Cassan, que prefere sair e alugar o seu apartamento de um quarto.
Não há dúvidas de que será uma escolha rentável. O seu apartamento pode ser alugado por 90 euros, por noite, durante abril, mas passará a 330 euros durante os Jogos Olímpicos.
Há, por isso, lucro suficiente para delegar serviços como a limpeza do imóvel a empresas de gestão de Alojamento Local, que têm visto o volume de trabalho subir 45% face ao ano passado.
Airbnb espera maior evento de sempre
A plataforma de alojamento local Airbnb ja veio admitir que os Jogos Olímpicos na capital francesa serão mesmo o evento mais importante da historia da empresa americana, fundada há 16 anos e presente em mais de 190 países.
Apesar de em Paris os proprietários apenas serem autorizados a alugar para Alojamento Local no máximo 120 dias por ano, há associações de defesa dos inquilinos a alertar que a regra não impede que, por esta altura, sejam cada vez menos os imoveis disponíveis para arrendamentos a longo prazo.
E há quem se queixe de estar à procura de casa para viver na capital francesa há meses.