O novo Governo toma posse esta terça-feira, dia 2 de abril, com circunstâncias muito atípicas, contudo para Paulo Baldaia, comentador SIC, ainda que Luís Montenegro tenha formado Governo no meio de uma grande instabilidade conseguiu formar um bom Governo.
"Eu diria que sim, as expetativas eram baixas no sentido em que era difícil o recrutamento para este Governo" e "mesmo tendo recorrido ao núcleo duro da AD, a verdade é que conseguiu ir à Academia e conseguiu trazer algumas pessoas supressa e que têm de facto um perfil adequado para a função que vão desempenhar".
Sobre se será ou não inevitável que o novo Governo venha a ser de curta duração, o comentador SIC, garante que não lhe parece que seja inevitável.
"A expectativa que está criada é essa, mas acho que será o contrário. Acho que será mais difícil que o Governo possa cair já neste primeiro ano, por causa do orçamento, do que aguentar seguramente dois anos".
"O Governo vai precisar de governar bem e rapidamente mostrar ao que vem, mas mesmo que o orçamento de estado não passe para 2025 não me parece que face à instabilidade que temos neste momento no parlamento que seja de bom senso para o Presidente da República convocar eleições antecipadas", explicou o comentador.
"Pelo menos dois anos desta legislatura nós vamos cumprir. Dificilmente este Presidente da República voltará a dissolver a Assembleia da República", acrescentou.
Segundo o comentador, as prioridades para este novo Governo "têm de ser aquelas que dizem respeito ao PRR" e "aos compromissos que a própria AD assumiu", sendo que na opinião do comentador é inevitável um orçamento retificativo.