Um rebanho de cabras entrou dentro do Cemitério do Barreiro que estava sem supervisão, e fez estragos em algumas campas. A presença dos animais provocou indignação.
O cemitério Municipal de Palhais foi invadido por cabras que entraram pelo portão do espaço, tendo sido as imagens captadas por um dos visitantes, quando foi deixar flores na campa do sogro.
“Achámos aquilo uma situação completamente incrédula. Entrámos e não vimos ninguém responsável pelo cemitério”, descreveu Sérgio Pinto.
Para o casal a situação ultrapassou os limites e não pode ser ignorada.
“As cabritas foi a primeira vez que vimos, mas é verdade que nunca há nenhum responsável no espaço”, acrescentou o casal.
De acordo com a vereadora da Câmara do Barreiro, a justificação prende-se com uma troca de turnos.
Câmara do Barreiro e GNR tentam identificar dono dos animais
A Câmara Municipal do Barreiro, no distrito de Setúbal, abriu um processo de identificação, em colaboração com a GNR, do dono do rebanho de cabras.
Alguns moradores da zona referiram ao Jornal de Notícias que "é comum" os animais andarem a circular "sem qualquer vigilância".
Na sequência deste caso, a autarquia explicou que nenhuma campa foi danificada devido a esta ocorrência, mas que está em curso um processo de identificação do dono do rebanho, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana.
"Posteriormente, quando obtivermos essa mesma informação, iremos notificar as famílias e dar-lhes conta do ponto de situação", adianta a Câmara Municipal do Barreiro.
Numa informação enviada à agência Lusa, a autarquia acrescenta que irá adotar as medidas previstas no regulamento municipal sobre apascentamento de animais e sua permanência e trânsito em espaço público, aprovado em 2021.
Segundo o regulamento, é proibido apascentar animais em espaços do domínio público e privado municipal e outros espaços privados de forma irregular e sem autorização do proprietário, estando previstas coimas de 100 a 2.500 euros.