Vídeo

Administradores hospitalares querem ‘descongelar’ carreira parada há mais de 20 anos

Há uma classe profissional a queixar-se no setor da saúde. Desta vez são os administradores hospitalares, que estão há mais de 20 anos sem progressão na carreira.

Loading...

Nos últimos anos, o setor da saúde tem sido um dos que mais contestação têm gerado, com várias greves, em especial de médicos e enfermeiros. Agora, as queixas surgem dos administradores hospitalares, que estão há mais de duas décadas sem progressão, porque a carreira não é revista desde 1980.

Estes profissionais falam numa violação flagrante da lei e exigem que o novo Governo corrija esta situação.

Foi no primeiro governo da AD, em maio de 1980, que um decreto-lei regulamentou a carreira dos administradores hospitalares.

Entretanto, já no início deste século, a criação dos hospitais empresa obrigou ao reenquadramento de todos os profissionais de saúde, mas houve uma classe que ficou esquecida.

Em 2016 chegou a ser criado um grupo de trabalho para rever a carreira dos administradores hospitalares mas a proposta nunca saiu do papel.

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), garante que o foco desta reivindicação nada tem a ver com questões salariais e alerta para possíveis repercussões negativas se nada mudar.

A APAH lembra que, do programa eleitoral da atual AD, constava a revisão da carreira destes profissionais e já pediu uma reunião à nova ministra da Saúde para tentar resolver o problema.