Nove anos de guerra civil já devastaram o Iémen e deixaram milhões a viver em condições miseráveis, para as quais não parece haver um fim à vista. O conflito na Faixa de Gaza trouxe repercussões negativas a um país onde o sofrimento está a vista de todos.
"A vida é difícil", diz a mãe de uma das muitas crianças que vivem para sobreviver um dia de cada vez. A fome atinge principalmente os mais jovens no país.
No Iémen, a dura realidade é que não só a maioria dos bebés, como a maioria das pessoas, deita-se com fome todas as noites.
Estas crianças nasceram num país em guerra, o que reduz as suas hipóteses de sobreviver. As repercussões da guerra em Gaza baixam ainda mais essas possibilidades.
Os ataques dos Houthis ao comércio marítimo no Mar Vermelho fizeram aumentar o preço dos produtos importados. Os iemenitas, que dependem quase exclusivamente de ajuda, viram o preço dos alimentos disparar.
O nível de pobreza é extremo e quase metade da população não tem acesso a agua potável. A falta de dinheiro por todo o país e a deterioração das infraestruturas tornam o país incapaz de lidar com os problemas.