O Reino Unido voltou a excluir Portugal da lista de destinos seguros.
O Governo britânico fez esta sexta-feira uma atualização da lista com os países para onde os britânicos podem viajar sem terem de fazer quarentena no regresso e Portugal voltou a ficar de fora.
Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia e o arquipélago St. Vincent, nas Caraíbas, foram acrescentados à lista pelo Ministério dos Transportes britânico, na sequência de uma avaliação dos risco de infeção com Covid-19.
A partir de dia 28 de julho, as pessoas que viajem destes países para Inglaterra não precisam de cumprir a quarentena de 14 dias exigida, cabendo depois às restantes nações (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) aplicar a decisão do Governo britânico.
O Ministério dos Transportes acrescenta que a reavaliação desta lista continua a ser feita cada quatro semanas, mas acrescenta que poderá introduzir "alterações semanalmente (se necessário), para refletir o panorama em alteração da saúde internacional" e impor restrições se a situação de saúde de um país se deteriorar.
Embaixada britânica explica que exclusão do corredor turístico baseia-se em critérios "científicos e técnicos"
A embaixada do Reino Unido admitiu esta sexta-feira como "dececionante para Portugal" a decisão de Londres de manter as restrições às viagens, mas assegurou que ela se baseia "exclusivamente em considerações de saúde pública" e "pareceres científicos e técnicos".
"Sabemos que este é um resultado dececionante para Portugal", afirma a embaixada dirigida por Chris Sainty num comunicado divulgado após o anúncio da decisão do Governo britânico de manter Portugal fora dos corredores de viagens que isentam os passageiros de quarentena na chegada ao Reino Unido.
O comunicado frisa que "o primeiro dever de qualquer Governo é proteger sua população" e que "estas decisões são baseadas exclusivamente em considerações de saúde pública com o objetivo de minimizar o risco para os viajantes britânicos e o risco de importar novos casos de covid-19 para o Reino Unido".
E aponta que "as decisões do governo britânico são baseadas nos pareceres científicos e técnicos elaborados pela autoridade de saúde de Inglaterra (Public Health England -PHE) e pelo do Centro Conjunto de Bio-segurança (Jont Biosecurity Center - JBC)".
Números no Reino Unido preocupam
Portugal está excluído do corredor turístico do Reino Unido mas também no país o número de novos casos continua a ser elevado.
O Reino Unido entre os três países com mais mortes registadas e continua com uma média 500 novos casos por dia. A pandemia continua difícil de controlar no país, que conta com mais de 297 mil pessoas infetadas, em média 447 casos por 100 mil habitantes.