Foi apresentada, no Infarmed, uma proposta de aligeiramento das atuais restrições, como o uso de máscara em espaço fechado. O plano tem como objetivo permitir um regresso à vida normal pré-pandémica, mas ainda com bastantes regras.
O plano aplica-se apenas a concelhos com uma incidência inferior a 120 casos por 100 mil habitantes e está dividido por três níveis. Do C para o A, vão sendo reduzidas as restrições.
Por exemplo, na restauração as mesas podem acolher no máximo seis pessoas no interior e 15 no exterior. No nível B, o número de pessoas aumenta para 8 nas mesas do interior e 20 no exterior. No nível o A, são eliminados os limites mas mantêm-se as medidas gerais - estar sentado à mesa, distanciamento de dois metros e uso de máscara, exceto no momento da refeição.
Nos eventos de grande dimensão em espaço interior, no nível C a lotação máxima de 25 por cento da capacidade do espaço. No nível B passa para 50% e no nível A não tem limite, mas é preciso respeitar outras premissas, como assegurar os sistemas de ventilação e climatização.
- Covid-19. Lisboa é um dos sete concelhos em alerta e o que inspira maior preocupação
- Covid-19. Partidos destacam papel importante da vacinação e defendem a continuação do desconfinamento
- Covid-19. Agência Europeia do Medicamento aprova uso da vacina da Pfizer a partir dos 12 anos
- Covid-19. "Jovens entre os 20 e os 29 anos" são os "principais alvos dos novos casos de infeção"