Boko Haram

Alegados membros do Boko Haram raptam mais oito raparigas na Nigéria 

Presumíveis membros do grupo radical  islâmico Boko Haram raptaram mais oito raparigas, entre os 12 e os 15 anos,  de uma localidade do norte da Nigéria, informou hoje o jornal local The  Vanguard, citando testemunhas. 

Presumíveis membros do grupo radical islâmico Boko Haram raptaram mais oito raparigas, entre os 12 e os 15 anos, de uma localidade do norte da Nigéria. Os EUA propuseram ajuda para encontrar as raparigas raptadas.
© Akintunde Akinleye / Reuters

O rapto, ocorrido na noite de domingo em Warabe, é conhecido um dia  depois do Boko Haram ter reivindicado o sequestro a 14 de abril de mais  de 200 raparigas de uma escola em Chibok, igualmente no norte da Nigéria.

Uma testemunha citada pelo jornal disse que mais de 20 homens armados  atacaram Warabe e levaram as oito menores em vários veículos. 

No ataque, sem mortos, os alegados terroristas roubaram ainda gado e  alimentos, antes de fugirem na direção da fronteira com os Camarões, segundo  a agência noticiosa espanhola EFE. 

Num vídeo em que reivindica o ataque de meados de abril, o líder do  grupo extremista, Abubakar Shekau, disse que as raparigas raptadas vão ser  tratadas como "escravas", "vendidas" e "casadas" à força. 

Duzentas e setenta e seis raparigas adolescentes foram raptadas a 14  de abril da escola que frequentavam em Chibok, no estado de Borno. Segundo  a polícia, 53 raparigas conseguiram fugir, mas 223 continuam sequestradas.

Os fundamentalistas do Boko Haram pretendem criar um estado islâmico  no norte da Nigéria, essencialmente muçulmano, ao contrário do sul, onde  os cristãos estão em maioria. 

Só este ano, mais de 1.500 pessoas morreram em ações atribuídas ao grupo  extremista.  

A Nigéria, com cerca de 160 milhões de habitantes, é o país mais populoso  de África. 

Lusa