Brexit

Brexit não deve afetar relações entre Portugal e Reino Unido, diz Marcelo

A saída do Reino Unido da União Europeia não deve comprometer as relações bilaterais com Portugal, defendeu hoje em Londres o Presidente da República, no início de uma visita oficial de trabalho.

Marcelo Rebelo de Sousa recebido pelo Lord Mayor de Londres, Andew Parmely.
Marcelo Rebelo de Sousa recebido pelo Lord Mayor de Londres, Andew Parmely.
JOSÉ COELHO / LUSA

Num almoço com potenciais investidores em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa saudou a longa aliança histórica entre os dois países, que remonta ao século XIV, a qual defende que deve permanecer próxima no futuro.

"O mundo muda, a Europa muda, mas as nossas relações bilaterais não mudam", afirmou.

O Reino Unido anunciou que irá iniciar o processo de saída da União Europeia após o resultado do referendo de 23 de junho, no qual 52% dos eleitores votaram a favor da saída britânica da UE.

No almoço estavam cerca de uma dezena de representantes de bancos e instituições financeiras, convidados pelo recém-indigitado Lord Mayor, Andrew Parmley, que representa a City of London, a área onde estão concentradas as sedes dos grandes bancos e instituições financeiras britânicos e internacionais.

Agradecendo a oportunidade para o encontro com potenciais investidores, na qual esteve acompanhado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, o Presidente salientou o interesse em desenvolver as áreas das finanças, comércio, educação e transportes.

"Eu e o governo português estamos profundamente empenhados nesta ambição nacional de captar investimento estrangeiro direto essencial para manter crescimento, empregos e desenvolvimento social e económico", afirmou, antes do almoço.

À tarde, Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com Theresa May na residência oficial dos primeiros-ministros britânicos, no número 10 de Downing Street, e depois encontra-se com representantes de associações da comunidade portuguesa no Reino Unido.

Na quinta-feira, o Presidente visita a artista Paula Rego no seu estúdio de trabalho antes de um encontro pessoal no Palácio de Buckingham com a rainha Isabel II.

Lusa