Caso CGD

PSD exige "esclarecimento urgente" de António Costa

Os sociais-democratas querem que o primeiro-ministro explique que informações é que António Domingues teve acesso antes de chegar à presidência da Caixa Geral de Depósitos.

Loading...

O PSD acusam o primeiro-ministro e o ministro das Finanças de fugirem à polémica. O líder parlamentar laranja, Luis Montenegro, exige que António Costa dê explicações e apresente no Parlamento o plano de recapitalização do banco público.

"As instituições da União Europeia estão a dar mais informações que o Governo e a administração" da Caixa Geral de Depósitos (CGD), afirmou Montenegro em conferência de imprensa no Parlamento.

Em causa está a confirmação de quarta-feira da Comissão Europeia de que a entidade se reuniu com o atual presidente da CGD para debater a recapitalização do banco público quando António Domingues ainda não tinha sido nomeado para o cargo e pertencia ainda aos quadros do BPI.

Montenegro teme que Domingues tenha "representado o Estado" português "quando ainda era administrador de um banco privado", e nesse sentido os sociais-democratas pedem que Costa "não se esconda atrás de nenhum álibi para se escapar às suas responsabilidades" nesta matéria.

O Governo já negou que António Domingues estivesse na posse de informação privilegiada sobre a Caixa quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco.

Com Lusa