A avaliação foi feita pelo secretário-executivo da oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, em um programa de rádio chamado "A força é a união".
Segundo o político, o triunfo do Trump é processado pelos venezuelanos de forma diferente porque representa uma situação semelhante à que o seu país atravessou em 1999, quando Hugo Chávez ganhou a Presidência da República.
"Esta situação que está a acontecer agora neste importante país do norte é muito semelhante a uma situação vivida por nós há quase duas décadas. O nosso país apresentou graves desafios ao 'establishment' político e tomou a decisão de penalizar a classe política, mas esta punição acabou funcionando como um bumerangue [que se voltou contra nós] ", disse.
Apesar da comparação, Torrealba declarou que o MUD felicitou a população dos Estados Unidos por "ter usado, mais uma vez, os instrumentos da democracia para decidir o seu próprio destino".
Desejou boa sorte ao novo Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, desejando-lhe "a melhor gestão, não só para beneficiar os seus concidadãos, mas para administrar o impacto [global] que tem o exercício do poder em uma potência mundial".
Já o presidente da Assembleia Nacional (parlamento da Venezuela), Henry Ramos Allup, usou as redes sociais para pedir respeito pelo resultado da eleição norte-americana.
"Eles me pediram uma opinião sobre o triunfo de [Donald] Trump. Acho que o povo americano elegeu livremente o seu Presidente e deve ser respeitado", disse na sua conta no Twitter.
Henry Ramos Allup também comentou que a política externa das "grandes potências" geralmente continua mesmo em momentos históricos em que internamente acontecem grandes mudanças.
Às 07:32, hora de Lisboa, o empresário Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos ao alcançar 276 votos no colégio eleitoral norte-americano, mais que os 270 necessários para ganhar as presidenciais, contra 218 conquistados por Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado do primeiro governo de Barack Obama.
Lusa