Eleições EUA 2016

Oposição venezuelana diz que eleição de Trump parece a ascensão do chavismo

A oposição venezuelana disse esta quarta-feira que a eleição de Donald Trump se parece com uma situação vivida pelo país caribenho há 17 anos atrás, quando Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela.

Oposição venezuelana diz que eleição de Trump parece a ascensão do chavismo
© Marco Bello / Reuters

A avaliação foi feita pelo secretário-executivo da oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, em um programa de rádio chamado "A força é a união".

Segundo o político, o triunfo do Trump é processado pelos venezuelanos de forma diferente porque representa uma situação semelhante à que o seu país atravessou em 1999, quando Hugo Chávez ganhou a Presidência da República.

"Esta situação que está a acontecer agora neste importante país do norte é muito semelhante a uma situação vivida por nós há quase duas décadas. O nosso país apresentou graves desafios ao 'establishment' político e tomou a decisão de penalizar a classe política, mas esta punição acabou funcionando como um bumerangue [que se voltou contra nós] ", disse.

Apesar da comparação, Torrealba declarou que o MUD felicitou a população dos Estados Unidos por "ter usado, mais uma vez, os instrumentos da democracia para decidir o seu próprio destino".

Desejou boa sorte ao novo Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, desejando-lhe "a melhor gestão, não só para beneficiar os seus concidadãos, mas para administrar o impacto [global] que tem o exercício do poder em uma potência mundial".

Já o presidente da Assembleia Nacional (parlamento da Venezuela), Henry Ramos Allup, usou as redes sociais para pedir respeito pelo resultado da eleição norte-americana.

"Eles me pediram uma opinião sobre o triunfo de [Donald] Trump. Acho que o povo americano elegeu livremente o seu Presidente e deve ser respeitado", disse na sua conta no Twitter.

Henry Ramos Allup também comentou que a política externa das "grandes potências" geralmente continua mesmo em momentos históricos em que internamente acontecem grandes mudanças.

Às 07:32, hora de Lisboa, o empresário Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos ao alcançar 276 votos no colégio eleitoral norte-americano, mais que os 270 necessários para ganhar as presidenciais, contra 218 conquistados por Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado do primeiro governo de Barack Obama.

Lusa