FC Porto Campeão 2017/2018

Os números que marcaram o 28.º título portista

O campeonato ainda não chegou à derradeira etapa mas o FC Porto já cruzou a meta como novo campeão nacional. Estes são alguns dos números que marcaram o 28.º título conquistado pelos dragões.

MELHOR DEFESA

17 foi o número de golos sofridos pelos azuis e brancos neste campeonato. O primeiro aconteceu apenas à 5.ª jornada, na visita a Vila do Conde.

Felipe e Marcano foram dois esteios no centro da defesa portista
JOS\303\211 COELHO

MAIS VITÓRIAS

São 26 os triunfos portistas ao fim de 32 jornadas. Ou seja, uma taxa de vitórias superior a 80%. Mais uma vez, o fator casa desempenha aqui um importante papel: no Estádio do Dragão, o FC Porto somou, em 16 encontros, 15 vitórias e 1 empate.

Com 12 assistências para golo, Alex Telles foi um dos principais responsáveis pelo sucesso portista junto às redes das balizas adversárias
JOS\303\211 COELHO

MENOS DERROTAS

Foram somente dois os desaires sofridos pelos azuis e brancos nesta época. O primeiro aconteceu apenas em março, em Paços de Ferreira, com o segundo a surgir na deslocação seguinte, ao Restelo, em jogos referentes à 26.ª e 28.ª jornadas.

Com a derrota frente ao Belenenses, os dragões perderam a liderança do campeonato, que viriam a recuperar duas semanas depois, na Luz
MANUEL DE ALMEIDA

MAIS GOLEADAS

Definindo-se uma goleada como uma vitória por três ou mais golos de diferença, também aqui impera a chama do Dragão, com um total de 11. O triunfo mais robusto foi construído em casa, diante do Paços de Ferreira (6-1), à 9.ª jornada, naquela que foi também, até à data, a maior goleada deste campeonato.

Marega marcou dois dos seis golos com que o FC Porto brindou o Paços de Ferreira
FERNANDO VELUDO

MAIS JOGOS CONSECUTIVOS SEM PERDER

Após 25 jogos sem derrotas, foi ao 26.º encontro que o dragão tombou. Em Paços de Ferreira, um golo de Miguel Vieira, aos 34 minutos, foi suficiente para pôr término a uma série que durava desde agosto.

JOS\303\211 COELHO