Hugo Chavez

Cuba decreta quinta-feira dia de homenagem a Hugo Chávez

O Governo de Cuba decretou para quinta-feira,  em todo o país, um dia de homenagem ao falecido Presidente da Venezuela  Hugo Chávez e que se prolongará das 8h00 às 20h00, informaram hoje os media  cubanos.

Fidel Castro e Hugo Chávez em Cuba, em Março de 2012 / Reuters
© Handout . / Reuters

Em Havana, as celebrações vão decorrer no Memorial José Martí, na Praça  da Revolução.  

"Com profunda dor e consternação pelo falecimento do querido Presidente  venezuelano Hugo Rafael Chávez Frías, amanhã quinta-feira, entre as 8 da  manhã e as 8 da noite, o nosso povo vai prestar uma sentida a patriótica  homenagem ao carinhoso líder da Revolução Bolivariana", assinalam hoje na  primeira página os diários Granma, órgão oficial do Partido Comunista (PCC)  e o Juventude Rebelde, os principais periódicos, oficiais.  

Na terça-feira, o Conselho de Estado de Cuba decretou três dias de luto  nacional e oficial, de hoje até sexta-feira, pela morte de Chávez, o principal  aliado da ilha e onde foi submetido nos últimos dois anos a quatro intervenções  cirúrgicas a um cancro na região pélvica.  

Os dois jornais surgem hoje nas bancas com os cabeçalhos a negro, num  sinal de luto, publicam na primeira página a declaração oficial do Governo  cubano sobre a morte do líder bolivariano com o título "Hasta siempre, Comandante"  (Até sempre, Comandante), e dedicam a maior parte das edições a Hugo Chávez.

Na declaração oficial do "Governo revolucionário", os líderes cubanos  exprimem a sua "eterna lealdade" à memória e legado de Chávez, e o "resoluto  e incondicional" apoio à revolução bolivariana.  

"O povo cubano sente-o como um dos seus mais destacados filhos e admirou-o,  seguiu-o e quere-o como próprio. Chávez também é cubano!", sublinha o comunicado.

Até ao momento ainda não foram emitidas reações pessoais sobre a morte  de Chávez por parte do Presidente do país, Raúl Castro, ou do líder da revolução  cubana Fidel Castro, ambos amigos pessoais do ex-líder venezuelano.  

Também não foi ainda conformada oficialmente a deslocação de Raúl Castro  a Caracas para assistir aos funerais de Hugo Chávez.  

Hugo Chávez, 58 anos, morreu na terça-feira, em Caracas, quase três  meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro  de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para  o seu terceiro mandato, em 07 de outubro. 

 

Lusa