Marcelo Rebelo de Sousa vai estar no Rio de Janeiro com os atletas olímpicos portugueses, assistindo ao jogo de futebol Portugal-Argentina e à cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos. Encontrar-se-á com empresários portugueses e brasileiros e vai visitar o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
Em São Paulo, a capital económica e financeira do Brasil, o Chefe de Estado estará presente na inauguração de uma exposição sobre Amália Rodrigues, designada "Saudades do Brasil em Portugal".
No Recife, no Estado do Pernambuco, Marcelo Rebelo de Sousa visitará o Real Hospital Português de Beneficência, distinguindo o seu provedor, Alberto Ferreira da Costa, com as insígnias de grande-oficial de mérito.
No primeiro dia de visita, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, o Presidente embarca no Navio-escola Sagres, onde entrega a bandeira nacional ao atleta João Rodrigues, porta-estandarte de Portugal nos Jogos Olímpicos.
No final do dia, recebe a comunidade portuguesa residente no Rio de Janeiro, no Palácio de São Clemente, a residência oficial do Cônsul-Geral no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira, Marcelo volta a embarcar no Sagres para uma receção com atletas da equipa olímpica portuguesa, depois de assistir ao jogo de futebol Portugal-Argentina, e de uma manhã dedicada aos museus, em que se desloca ao Museu de Arte do Rio e ao Museu do Amanhã.
Na sexta-feira, o Chefe de Estado assiste à cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos e oferece um almoço a empresários portugueses e brasileiros e membros da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, no Palácio de São Clemente.
No sábado, em São Paulo, Marcelo Rebelo de Sousa receberá a comunidade portuguesa residente naquela cidade brasileira, e inaugurará a exposição sobre Amália Rodrigues no Consulado-Geral de Portugal.
No domingo, o programa inclui uma visita à Casa de Portugal e a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Fundadores de São Paulo.
A viagem de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil é concluída na segunda-feira, dia 8 de janeiro, com uma deslocação à cidade do Recife, no Estado do Pernambuco, onde visita o Real Hospital Português de Beneficência, condecorando o seu provedor.
Com Lusa