Tempestade LeslieA destruição causada pela tempestade LeslieCasas danificadas, carros destruídos e árvores arrancadas foram algumas das consequências da passagem da tempestade Leslie por Portugal. De Coimbra a Lisboa, veja aqui os danos causados pelos ventos fortes.
Tempestade LeslieNo rasto da Leslie: o que sobrou da tempestade que nasceu de um furacãoO furacão Leslie chegou a Portugal continental já tempestade, mas varreu a região centro com ventos de quase 180 quilómetros por hora. Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas e cerca de 100 mil casas ainda estão sem luz, o que levou a EDP a declarar o estado de emergência no distrito de Coimbra. Em Soure o prejuízo estimado pela autarquia é de 1 M€, o que levou, por exemplo, ao encerramento das escolas do concelho. E na Figueira da Foz, a região mais atingida, a situação é descrita como sendo de catástrofe sem precedentes.
Tempestade LeslieO caso insólito das mensagens de alerta da EMEL sobre a tempestade LeslieA passagem do Leslie provocou ainda uma situação insólita. A Proteção Civil não enviou mensagens de alerta à população porque não pediu autorização à Comissão Nacional de Proteção de Dados. Em contrapartida, a EMEL, Empresa de Estacionamento da Câmara de Lisboa enviou esses avisos a pedido da autarquia, para aproveitar a base de dados. Há pelo menos dois problemas: quem não se relaciona com a EMEL não recebeu o aviso e, entre quem recebeu, há casos em que o alerta chegou 14 horas depois.
Tempestade Leslie"É uma situação tipo estado de guerra dentro da cidade"Fernando Vilaça, morador na Figueira da Foz, descreveu esta noite à SIC Notícias o cenário de destruição que atingiu com grande intensidade a região Centro, dizendo que "as pessoas estavam bastante aflitas".
Tempestade LeslieVentos de 176 quilómetros/ hora na Figueira da FozA tempestade Leslie está a caminho de Trás-os-Montes e Bragança, de acordo com Diamantino Henriques, delegado regional do IPMA, que disse, esta noite, à SIC Notícias que, até ao momento, a rajada de vento mais forte, de 176 quilómetros por hora, foi sentida na Figueira da Foz.
Tempestade LeslieO que faz da tempestade Leslie tão imprevisível?Quando nasceu, que percurso fez e para onde vai a tempestade Leslie. As respostas são dadas por Ricardo Trigo, especialista em extremos climáticos do Instituto D. Luís, da Faculdade Ciências de Lisboa.
Tempestade LeslieContratos para ajuda aos municípios por estragos da tempestade Leslie quase prontos LusaSIC Notícias
Tempestade LeslieProlongado o prazo das candidaturas para apoio aos produtores afetados pela tempestade Leslie