Crise na Ucrânia

Ativistas da oposição ucraniana expulsam radicais de ministério ocupado 

Ativistas da oposição ucraniana conseguiram hoje expulsar do Ministério da Agricultura um grupo de radicais do movimento "Causa Justa" que ocupava há vários dias o edifício governamental.  

"O comité da Maidan (praça da Independência em Kiev e epicentro das manifestações pró-europeias) resolveu evacuar o Ministério da Política. Hoje, o comité está a libertar o edifício dos vândalos", afirmou à comunicação social local o partido ultranacionalista Svoboda (Reuters)
© Vasily Fedosenko / Reuters

"O comité da Maidan (praça da Independência em Kiev e epicentro das  manifestações pró-europeias) resolveu na terça-feira à noite por unanimidade  evacuar o Ministério da Política. Hoje, o comité está a libertar o edifício  dos vândalos", afirmou à comunicação social local o partido ultranacionalista  Svoboda.  

Após um difícil processo de negociação entre ultranacionalistas e radicais,  iniciado depois de confrontos entre os dois grupos, os elementos do movimento  "Causa Justa" abandonaram o ministério e, segundo informações citadas pela  agência espanhola EFE, seguiram em direção à Casa da Ucrânia, outro edifício  em Kiev que foi ocupado há poucos dias pelas forças da oposição. 

Cerca de duas centenas de ultranacionalistas envolveram-se em confrontos  com os ocupantes radicais durante o processo de evacuação do edifício governamental,  segundo relatou o canal 5 da televisão ucraniana. 

Testemunhas que estavam no local asseguraram, em declarações à agência  russa Interfax, de que pelo menos seis radicais ficaram feridos nos incidentes  e de que um foi hospitalizado com ferimentos provocados por cinco balas  de borracha. 

A televisão ucraniana informou ainda que as portas e as janelas dos  quatro primeiros andares do ministério ficaram destruídas e que os extintores  foram retirados do edifício governamental. 

O movimento radical "Causa Justa", que não alinha com os três partidos  da oposição ucraniana parlamentar e que recusa qualquer negociação com as  autoridades governamentais, ocupou o Ministério da Agricultura durante os  violentos distúrbios ocorridos no passado dia 19 de janeiro na capital ucraniana.

O grupo também ocupou o Ministério da Justiça, mas acabou por sair de  forma pacífica do edifício depois de o Governo ter ameaçado decretar o estado  de emergência. 

O Ministério do Interior ucraniano informou hoje entretanto que um agente  da polícia, alvejado na terça-feira num parque em Kiev, morreu poucas horas  depois de ter dado entrada no hospital. 

O homem, de 42 anos, entrou no hospital com um ferimento de bala na  zona do tronco, que danificou o coração e o diafragma. A vítima acabou por  morrer durante uma intervenção cirúrgica. 

O eventual assassinato deste agente da polícia, cujos contornos são  desconhecidos até ao momento, ocorre em pleno ambiente de contestação antigovernamental  na capital ucraniana. 

A Ucrânia é palco há mais de dois meses de protestos maciços contra  a decisão do Presidente Viktor Yanukovich de suspender os preparativos para  a assinatura de um acordo com a União Europeia e de estreitar os laços económicos  com a Rússia. 

Os protestos, os maiores desde a Revolução Laranja de 2004, agravaram-se  em meados de janeiro depois da aprovação pelo Parlamento, a 16 de janeiro,  de legislação limitando as manifestações e reforçando as sanções contra  os manifestantes. Na terça-feira, os deputados aprovaram a anulação desta  legislação. 

Lusa