Crise na Ucrânia

"Putin não está preparado para tomar qualquer decisão sobre a Ucrânia antes do referendo", disse John Kerry

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, não tomará nenhuma decisão sobre a Ucrânia antes da realização do referendo na Crimeia. John Kerry fez algumas declarações aos jornalistas depois de um encontro de cerca de seis horas com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, que decorreu hoje em Londres. 

John Kerry, secretário de Estado norte-americano (Arquivo Reuters)
© POOL New / Reuters

De acordo com o secretário de Estado norte-americano, Sergei Lavrov "deixou claro que o Presidente Putin não está preparado para tomar qualquer decisão sobre a Ucrânia antes do referendo de domingo".

Além disso, John Kerry reiterou que Washington considera este referendo como "ilegítimo" e que a comunidade internacional não irá reconhecer o resultado da consulta pública. 

"Se o referendo acontecer, vão existir algumas sanções. Haverá alguma resposta", referiu o secretário de Estado norte-americano.

Ao mesmo tempo em que eram divulgadas as declarações de John Kerry, uma fonte do Departamento de Estado norte-americano, citada pela agência AFP, disse que Washington e Moscovo não conseguiram "encontrar um terreno de entendimento" sobre a Ucrânia.

"Desenvolvemos muitas ideias e estávamos prontos para as propor [à Rússia] em nome da Ucrânia, mas rapidamente foi percetível" que Sergei Lavrov "não estava autorizado a discutir propostas que tivessem consequências sobre a Crimeia antes do referendo", acrescentou a mesma fonte. 

As autoridades locais da Crimeia não reconhecem o novo Governo de Kiev e, por isso, agendaram para o próximo domingo, dia 16 de março, um referendo sobre a anexação da península à Rússia. 


Lusa