Crise na Ucrânia

Barack Obama convida líderes do G7 e UE para reunião sobre a Ucrânia

O Presidente norte-americano convidou os líderes dos sete países mais industrializados do mundo (G7) e da União Europeia (UE) para uma reunião na próxima semana em Haia, para debater a situação na Ucrânia, divulgou hoje a Casa Branca.

(Reuters)
© Jonathan Ernst / Reuters

O encontro será realizado à margem da 3ª. Cimeira sobre Segurança Nuclear, que irá decorrer nos dias 24 e 25 de março na cidade holandesa de Haia.  

"Hoje, o Presidente Obama convidou os seus homólogos do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido, e a UE para uma reunião de líderes do G7 na próxima semana à margem da cimeira" em Haia, disse a porta-voz do Conselho de segurança nacional, Caitlin Hayden. 

"Esta reunião será centrada na situação na Ucrânia e nas próximas decisões que o G7 poderá tomar para responder à evolução da situação e apoiar a Ucrânia", indicou a representante. 

"Os Estados Unidos e os outros membros do G7 já suspenderam os trabalhos de preparação para a cimeira do G8 em Sochi (sudoeste da Rússia) ", acrescentou.

A cimeira em Sochi do G8, grupo que integra os sete países mais industrializados e a Rússia, estava prevista decorrer em junho. 

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje um tratado bilateral de união com o primeiro-ministro da Crimeia, Sergui Aksionov, e outros dirigentes da península, ignorando as sanções ocidentais impostas contra Moscovo. 

A República Autónoma Ucraniana da Crimeia, de população maioritariamente russa, está no centro da tensão entre a Rússia e a Ucrânia desde a destituição, em fevereiro, do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo.

As autoridades locais da península autónoma recusaram reconhecer o novo Governo de Kiev e referendaram uma união com a Rússia, apoiada por 96,77% dos votantes. 

Com Lusa