Na quinta-feira à noite, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, anunciou que os chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidiram reforçar as sanções contra a Rússia devido à anexação da Crimeia, acrescentando 12 nomes à lista de pessoas alvo de sanções.
Durão Barroso e Rompuy referiram que a União Europeia está neste momento a preparar uma "terceira vaga" de sanções que visam "todas as áreas da economia" e que serão postas em prática caso não haja um apaziguamento da situação.
Num dia em que o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo sobre o novo mecanismo de resolução de bancos, os líderes europeus avançaram nas negociações para o fim do segredo bancário e reforçar o combate à evasão fiscal.
"Este é o início do fim do segredo bancário", afirmou o presidente do Conselho Europeu, que, a par de Durão Barroso, enfatizou a necessidade de apoiar mais a criação de emprego e o relançamento da indústria nos 28 Estados-membros.
Hoje de manhã, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, a União Europeia assinará com o primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, a componente política do acordo de associação com a Ucrânia.
Depois, está prevista uma discussão sobre a estratégia europeia para o clima e energia, para preparar o acordo para a próxima conferência mundial, que decorre em Paris em 2015.
As redes transeuropeias de energia (interconexões) e a redução da dependência energética também estarão em cima da mesa, estando previsto que a Comissão apresente até junho um plano concreto.
A última parte do Conselho Europeu será dedicada às relações com África e à cimeira que terá lugar a 02 e 03 de abril, que juntará em Bruxelas os líderes europeus e africanos, numa reunião essencialmente sobre segurança marítima, tráfico de seres humanos e a missão internacional na República Centro-Africana, com a presença da Alta Representante para a Política Externa, Catherine Ashton.
Com Lusa