João Abegão

João Abegão

Nascido, criado e a viver numa pequena aldeia do concelho de Alcobaça. Jovem autor, mas ambientalista da velha guarda. Discursou na Cimeira do Clima da ONU em 2019 e recentemente pronunciou-se sobre os ‘Limites da Sustentabilidade’ na plataforma TEDx.
  • 8.000.000.000. Celebração ou tragédia em direto?

    Mundo

    A democracia não pode subsistir num mundo sobrepopulado. A dignidade humana não poderá sobreviver. O bem-estar e a decência não irão resistir. Conforme se adicionam mais pessoas a este planeta, o valor da vida humana não só diminui, como desaparece. Quantas mais pessoas existirem, menos importante será cada indivíduo. - Isaac Asimov em entrevista ao jornalista Bill Moyers em 1989.

    João Abegão

  • “É a Energia, Idiota!”

    Mundo

    A guerra evidenciou o quão dependentes estamos dos combustíveis fósseis e de como tudo gira à volta da segurança energética. Qualquer um dos países que ficou à mercê dos gasodutos e dos navios cargueiros russos gostaria de poder ter a alternativa renovável ao seu dispor, mas a realidade conta outra história – a que o fruto que estava ao alcance já foi apanhado.

    João Abegão

  • O que é passado é Prólogo 

    Mundo

    Enquanto discutíamos minuciosamente todas as virtudes e penalidades associadas às equipas Will e Rock, o mundo continuou a girar. E a aquecer, o que é só uma das variadas e complexas consequências de termos atingido os valores mais elevados de gases de efeito de estufa na história da nossa espécie, ou usando uma data mais reconhecível, um aumento de 50% relativamente a 1990.

    João Abegão

  • Além da guerra: a espada de Dâmocles e a insustentabilidade civilizacional

    Guerra Rússia-Ucrânia

    Enquanto a humanidade cria cenários atrozes de guerra, em segundo plano temos um planeta com um clima cada vez mais imprevisível e instável, uma fundação ecológica cada vez mais degradada, e uma população que não para de crescer, onde cada indivíduo tenta maximizar o seu nível de conforto e afluência, requisitando cada vez mais de um planeta finito.

    João Abegão

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    João Abegão

  • Problemas modernos requerem perspetivas antigas 

    Alterações Climáticas

    Aqueles que buscam uma educação ecológica olham para as vozes do passado e não desprezam as suas perceções da realidade, por mais deslocadas que estas estejam das inclinações sociopolíticas da época. Se as ignorarmos acabaremos seguramente mais sós, num mundo repleto de cicatrizes, cravadas justamente pelas nossas próprias mãos.

    João Abegão