Coronavírus

Beber vinho ou champanhe pode reduzir o risco de covid-19

É a conclusão de um estudo realizado na China, que alerta, no entanto, para os perigos do elevado consumo de bebidas alcoólicas.

Beber vinho ou champanhe pode reduzir o risco de covid-19

Um estudo realizado na China concluiu que beber vinho, branco e tinto, ou champanhe – com moderação – pode reduzir o risco de covid-19.  

Publicado na Frontiers In Nutrition, o estudo incluiu 473.957 voluntários, dos quais 16.559 tinham testado positivo à covid-19.  

O objetivo era associar o consumo de diferentes bebidas alcoólicas com o risco da doença causada pelo coronavírus e a mortalidade.  

O estudo concluiu que o consumo de vinho tinto – em moderação – tem “efeitos protetores” contra a covid-19. Ou seja, aqueles que bebem cinco ou mais copos de vinho tinto por semana têm um risco de ficarem infetados reduzido em 17%. 

Os cientistas acreditam que este risco reduzido pode estar associado ao facto de a bebida conter polifenol, uma substância conhecida por ajudar em gripes e outras condições respiratórias.  

Para além do vinho tinto, também o vinho branco e o champanhe entram para a lista de bebidas alcoólicas que podem reduzir o risco de covid-19. O estudo concluiu que aqueles que bebem um a quatro copos de uma das bebidas, por semana, têm um risco reduzido em 8%.  

No entanto, nem todas as bebidas tiveram o mesmo resultado. 

A equipa de investigadores descobriu que aqueles que consomem qualquer quantidade de cerveja ou cidra têm um risco 28% maior de contrair covid-19.  

Apesar dos resultados, o estudo alertou para os riscos do consumo elevado de bebidas alcoólicas durante a pandemia.

A melhor forma de proteção contra o coronavírus continua a ser o uso de máscara protetora, o distanciamento social, a higiene pessoal e ambiental, assim como a vacinação.